segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Transiberiano - de Moscou a Ulaanbaatar

Confesso que, num primeiro momento, ir de trem da Rússia para Mongólia parecia ser atraente apenas pelo dinheiro que eu economizaria com as passagens. Foi o melhor e maior engano da minha vida. Não era apenas isso. Passar 5 noites dentro de um trem, no meio de lugar nenhum, é simplesmente uma experiência fantástica.

Já adianto que um simples texto jamais conseguirá transparecer tudo o que vivi e o que vi. Afinal, uma imagem vale mais do que 1.000 palavras. Mas, como a escrita é uma de minhas paixões, não poderia deixar de escrever sobre.

Maravilha! Bora viajar!

Comprei segunda classe, ou seja, dividiria uma cabine com mais 3 pessoas no máximo. Além disso, o vagão (capacidade para 24 pessoas) contava com 2 banheiros. Tudo muito tranquilo para quem morou no MC (diretoria da AIESEC no Brasil) por um ano.

Uma das primeiras coisas que pensei foi: “Quem irá dividir a cabine comigo? Será que fala inglês ? - eu juro que achava impossível; Putz, precisarei fazer alguma amizade, 4 dias num trem sem abrir a boca será tenso!”. E junto a isso: “Do jeito que sou sortudo, certeza que minha cabine será no mínimo estranha, com um chinês que ronca e um russo que cospe dormindo”. E esse foi o meu segundo melhor e maior engano. Duas suecas! Loiras! Muito bonitinhas viu? Parecia que eu estava numa cena do EuroTrip ou American Pie. Ok, parei!

Para completar meu estado de surpresa positiva, fora os dois chineses que trabalhavam no trem, somente estrangeiros: 4 ingleses, 1 polonês, outros 4 suecos, 4 franceses e um casal norueguês. E eu começava a visualizar uma possível festa em cima dos trilhos.

Porém, contudo, todavia, não só de surpresas boas a viagem foi constituída. NO SHOWER! SEM BANHO! Cinco noites! É meu amigo, como diria Milton Leite (da SporTV), que beleza! Depois que fiquei sabendo que não tinha chuveiro eu parei para raciocinar: realmente, seria complicado e complexo ter um chuveiro no meio de um trem. Enfim, nada que uma lavadinha diária nas axilas e um bom perfume não resolvessem. =]

Vamos lá: tenho uma cama, sem banho, possíveis amigos. O que mais preciso para sobreviver? Alimentação, sempre muito importante. Para demandar menos de seu tempo, fiz um vídeo para explicar (obs.1: no meio do vídeo falo que vou colocar outro, mentira; obs.2: o custo por refeição foi menos de R$ 1,50, não R$ 3,00 como falei)



Fora a maquininha milagrosa de água quente, durante as várias paradas do trem, podíamos comprar comida, bebida, etc. Sempre negociando com os vendedores ambulantes.

Hummm...acomodação, pessoas, comida. O que falta? Paisagens? Festa? Não. Ainda. Vamos para os passatempos. O melhor fica pro fim.

Cinco dias trancafiado num vagão não é fácil. O jeito foi: dormir, ler (muito), conversar, jogar cartas (ensinar “sueca” para as suecas foi bacana), Ludo e.....

....beber! Ahaaa! Infelizmente não foram todos que foram pra festinha de quinta, sexta e sábado, mas ela se tornou lei para mim, ingleses, suecas e o polonês. Muita cerveja e novos “drinking games” marcaram os momentos hilários do vagão número 7, trem 43A.

Ok. Agora um momento tenso desse post. Que fique claro que as cenas abaixo são apenas um parêntese na vida de um viajante solitário e que a inclusão deste vídeo aqui se deve, única e exclusivamente, aos “milhares de 3 pedidos” para colocar algo diferente no blog. No fundo, espero que seja uma oportunidade de alavancar as fronteiras de meus textos e expandir o número de leitores. Segurem o coração. Durante a festa em um trem, um bebadinho...




....Hehehe.

Sem mais delongas, voltemos ao que realmente interessa: a viagem. A parte mágica e realmente enriquecedora está nas paisagens contrastantes e únicas.

Contrastantes porque mostram o lado de uma Rússia que eu não conhecia afundo. Uma Rússia subdesenvolvida e com grandes diferenças. A simplicidade das moradias nos arredores de Moscou e no interior do país só comprovou que, infelizmente, o título de emergente não serve para uma nação inteira, mas para um grupo restrito. Assim como no Brasil. Assim como no mundo. Reflexão.

Paisagens únicas porque no final das contas o que realmente te deixa entusiasmado* e com vontade de desbravar o Planeta Terra são as belezas da natureza. Após um começo de viagem onde minha visão era “Árvore, árvore, árvore, poste, árvore, árvore, sai da frente trem, casa de madeira, árvore”, adentrar uma região pouco povoada me fez feliz demais. Grandes lagos, belas montanhas, a mistura de civilização e natureza, pequenos animais soltos pela mata, cavalos selvagens dando forma a liberdade e um pôr-do-sol mais espetacular que outro. Tudo em perfeita sintonia, arrancando sorrisos daqueles que tiveram o privilégio de presenciar “a forma mais pura da criação” através da pequena janela de uma locomotiva.

*o significado da palavra entusiasmo é “ter Deus dentro de si”

E assim foi o Transiberiano. Literalmente um intercâmbio intensivo de cinco noites, vendo o que poucos podem (mas devem) ver, vendo o que palavras não conseguem solidificar.

Cinco noites, das quais relembrarei e contarei com alegria, até meu último suspiro.

Beijos e abraços e até a próxima.

Obrigado por sua visita.

Mais fotos? Orkut Picasa

Twitter: @gustavobonafe

12 comentários:

  1. somente 2 comentários!!
    mineiro não fala bolacha porra!!!!!!
    uasuhsuhasuhsahuasauh

    e "estou num vagão com 2 ingleses bebendo cerveja e uns líquidos estranhos" não pegou muito bem...
    grande abraço bonafé!!!

    ResponderExcluir
  2. Ahhhh faça me o favor!
    HASusahuhasu

    Tá surdo? Não "dois" ingleses. "Uns" ingleses, o que incluia mulher.

    Abraços huashuas

    ResponderExcluir
  3. Bonaaa
    aheiuaehiaehiaehiuaehiuaeh

    "eu esqueci a gilete, por isso estou barbudo e cabeludo"
    Quer dizer que vc corta cabelo com gilete também.

    Que maravilhoso parece ser Bona! As pessoas e os lugares! É ótimo ler tudo sobre o que está te acontecendo

    :D

    Beijoss

    ResponderExcluir
  4. Que cachaça hein... ehauheauhae

    ResponderExcluir
  5. "Boa tarrrde Brasil! São (...) estamos a mais ou menos..." hauhauhuahauhe! Esqueceu de olhar as horas, Bona?

    "Ingleses que vêm diretamente da Inglaterra". Ah bom!

    HAHAHAHA, cara, tá genial! Meo, isso sim que é aventura, que de mais velho! Acho que o cara não pode morrer sem antes fazer uma dessas! =)
    Continua escrevendo! Abração, brow!

    ResponderExcluir
  6. Cara, ctz que depois de ler mais 3 posts seu na mongólia que vou fazer meu MT aí pra Ásia, e olha que era impossível pra mim.

    Enfim, isso tudo se eu não ficar aqui pelo Brasil dando coach de rebolation, o tempo dirá meu caro.

    aproveita vida de trainee que é muito mais liberal (essa parte vc entende haha) que vida de MC!

    tô vendo todo post teu e lembrando do meu X! saudadeee hehe

    abração seu mombi (mongol+bambi)!

    ResponderExcluir
  7. heuehuehe a cerveja chinesa era da china, tal qual os ingleses da inglaterra? fantástico!

    ResponderExcluir
  8. Loco véio!! Que baita experiência heim? Eu adorava andar de trem quando tava na Europa, acho que é as viagens mais legais que tem. Conforto, tranquilidade, etc. Aqui só se leva de trem carvão eauhaeuhaeuhu Então vou ter que deixar pra andar novamente outra hora.

    Te cuida ai e aproveita.

    Abs

    ResponderExcluir
  9. CARA.. ISSO TAH DEMAISSS... TAH DEMAISSSS

    ResponderExcluir
  10. Jaum que irrrrrrrrrrr...tô ficando loka! que que vc fez fiiiiiiiiiiiiiiiiiii! bjo

    ResponderExcluir
  11. UHAUHAUHAUHAUHAUH (num sei mais se to rindo do seu post ou do comment da fátima aqui em cima!)

    GUUU...faz um vlog duma vez! os videos ficaram mt bons!

    cara, essa cerveja é boa?aparentemente ela tem alguma coisa 'a mais' além do álcool! hahahah! traz uma pra mim!

    ResponderExcluir
  12. Você sempre tem o dom de transcrever os sentimentos de uma forma muito pura.

    Parabéns! E obrigado! ^^

    ResponderExcluir