sábado, 15 de agosto de 2009

Mudança.

Voltei. E dessa vez vários serão os textos aqui neste blog postados. Estive fora durante cerca de 3 semanas me dedicando àquilo que tem movimentado, transformado e me deixado apaixonado. AIESEC. Organização para qual trabalho, como diretor financeiro do escritório brasileiro. Para quem não conhece, somos do Terceiro Setor, presentes em mais de 100 países e reconhecidos pela Unesco como a maior organização gerenciada por estudantes no mundo inteiro (no Brasil quase 2.000). Simplificadamente trabalhamos com intercâmbio profissional, ou seja, nossos escritórios locais (no Brasil: 30) são estruturados para enviar e receber trainees para as empresas. Além disso, a AIESEC propicia aos membros oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional através de cargos de liderança e trabalho prático nas áreas de Vendas, Finanças, RH, Gestão da Informação, Marketing e Operações. Tudo isso inserido em um ambiente internacional de aprendizado.

Muito bonito no papel. Vendi ‘’minha’’ organização como qualquer um faria. Do jeito que a posicionei, desinformado seria você que nunca ouviu falar nela. Mas a verdade é outra. No Brasil, ainda temos que nos consolidar, tanto no mercado estudantil, quanto no corporativo. É para isso que atualmente estou sendo pago. É para isso que vivo. É para expandir as oportunidades que mudaram minha visão de mundo que estou aqui. É pela AIESEC e seus membros (incluso eu) que luto minuto a minuto, buscando reascender algo que ficou pra trás nas nossas vidas: iniciativa, vontade de mudar. E quando digo mudar, não me refiro à vida particular, mas sim à capacidade que temos de impactar positivamente o mundo em que vivemos. Agente de mudança: esse é o produto final da AIESEC. É isso que quero ser.

Nos dois últimos finais de semana organizamos o Encontro Nacional de Presidentes e os Encontros Funcionais, ambos com o intuito de capacitar as lideranças dos escritórios do Brasil (presentes em 27 cidades diferentes, 13 estados – de Porto Alegre a Manaus), responsáveis pela entrega daquilo que chamamos ‘’nosso principal impacto’’: o já citado intercâmbio, canal de desenvolvimento de novas competências, habilidades e tolerâncias culturais, tudo isso imprescindível para almejar algo maior no mercado de trabalho. Ou ao menos é um primeiro grande passo para tal.













Nosso time assumiu a cerca de 1 mês a diretoria da AIESEC no Brasil e o primeiro grande desafio foi entregar uma conferência para mais de 300 estudantes. Medo, falta de tempo, várias prioridades, dúvidas, problemas, obstáculos, insegurança – tudo isso nos afetou durante a preparação. Por outro lado, dedicação, amor, senso de responsabilidade, criatividade, paciência e sentimento de desafio preencheram o espaço positivo de todo o jogo emocional que norteia nossas vidas atualmente. No final, e falo por mim, valeu muito à pena. Fortaleci os laços de amizade dentro do meu time, percebi que não tenho apenas colegas de trabalho, mas sim irmãos e irmãs, os quais levarei pra sempre, mesmo tudo isso sendo apenas o começo. Confio neles, preciso deles, moro e trabalho com eles.

Quanto ao time nacional de finanças, quase chorei, ao vivo. Ao receber a validação quanto ao conteúdo que foi passado, obtive uma grande vitória pessoal, uma satisfação inexplicável, que me fez ter a certeza de que as noites em claro fizeram sentido. Percebi que nosso time é muito forte, capaz de mudar muito do que é feito hoje e ter real impacto no desempenho de cada escritório. União com compromisso, é assim que nos defino. E isso vale também por lado ‘’off’’, festinhas e lálálá. Cada um de um canto do Brasil, todos trabalhando e se divertindo juntos, fazendo a diferença e novas amizades. Por tudo isso, só me resta agradecer cada um. Fico tranqüilo em saber que posso contar com vocês e vocês comigo. Juntos, podemos fazer muito. E iremos.


A AIESEC nos fornece a oportunidade de inovar, fazer acontecer, diferentemente de um estágio, onde tudo já é padrão. Aqui nos auto-conhecemos, aqui percebemos o real potencial de cada um. Aqui é onde devemos explorar ao máximo antes de sair pro mercado. Paciência, pois no final tudo dará certo, se não der, é porque não é o final.

E para completar, pois foi um texto longo: no momento estou em Londres, preparando-me para representar o Brasil com mais 5 membros da AIESEC no Congresso Internacional, que começará quarta-feira em Kuala Lumpur, Malásia. Nunca imaginei que um dia faria algo do tipo. Portanto só me resta, novamente, agradecer:

Obrigado AIESEC por tudo. Não sei o que vai ser da minha vida no futuro, só sei que será diferente do que seria. =]

Beijos e abraços.

4 comentários:

  1. Sempre venho aqui ler seus textos...Você escreve muito bem e gosto d ver o seu empenho e dedicação no que se propõe a fazer!! Tenho certeza que essa experiência trará muitas oportunidades e te enriquecerá tanto profissional quanto pessoalmente!!
    Boa sorte!!

    ResponderExcluir
  2. E! Ainda bem que faço parte da AIESEC!
    É por essas e outras que quando uma dificuldade aparece, agradeço muito. Pois sei, que tenho meios e pessoas que me ajudam a passar sutilmente por elas sem que o mundo desabe ao meu redor.

    Espero, e acredito piamente nisso, que possamos concluir um trabalho bacana. Nós, time nacional de finanças, somos realmente um montão de gente empenhada e literalmente aficcionada pelo que faz.
    E o mais importante: é uma paixão compartilhada. E isso nos move sempre à melhor direção, àquela que nos guiará ao nosso objetivo principal - que você já descreveu muito bem.

    Agradeço, com louvor, a essa oportunidade que apareceu na minha vida.

    E quanto ao seu semi-chorinho, foi lindo e tocou todo mundo.
    Aproveita. Se derrete (hauahauh). Se é de felicidade e alívio, tá valendo.

    Beijo grande
    Bom IC.

    Larissa
    VPF @LD

    ResponderExcluir
  3. A VPF de Londrina... que já deu uma passadinha aqui, indicou o texto com o seguinte título "Enjoying Participation". Não tinha como ter escolhido melhor!

    Arrepiei, e nem de finanças sou!

    Keep enjoying...

    Nat Pagotto
    VPComm @LD

    ResponderExcluir
  4. Graande Bona =D

    Belo post cara! Deixa a gente com mais vontade de trabalhar pela AIESEC! E que pena que só faltam 4 meses hehe

    abração e bomba no IC

    Rafa VPF @BS

    ResponderExcluir