segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Minúcias

Estive estressado. Trabalhando como nunca. Três empregos diferentes. Duas escolas e um banco.

Estava com saudade do tempo de fazer nada. Saudade de pensar na vida. Saudade de sair à toa para tomar uma cerveja e jogar conversa fora com os amigos. Saudade de explorar Ulaanbaatar, praticar meu mongol por conta própria. Saudade de fazer coisas por amor, não por trocados.

Foram semanas difíceis. Fui assaltado, levaram U$ 40. O que não é nada comparado ao carro, iPhone e laptop que levaram de mim em São Paulo. Mas acreditem, 40 dólares é demais para um viajante. São duas semanas de almoço supimpa por aqui. Paciência.

Porém no fim, são nessas horas que aprendemos e amadurecemos mais. São nesses momentos que nos tornamos detalhistas tentando entender o que esta acontecendo conosco.  E ao perceber os detalhes, crescemos, ficamos chocados, entusiasmados, felizes, tristes, motivados. Ao perceber os detalhes, notamos a realidade a nossa volta. E foi ali que aprendi que os detalhes sustentam nossa vida, nos fazem tomar decisões e nos mantém erguidos, prontos para nunca dizer “eu desisto”. Prontos para dizer "não tem fim, e é perfeito".

Aqui vi gente defecando na rua, em plena luz do dia (não pense que é exclusividade daqui, né Brasil). Percebi que as plantas nos jardins e canteiros não são regadas pela água, mas sim pelo lixo. Percebi que o trânsito caótico é oriundo da falta de gentileza, da educação precária. Brigas pelas ruas são comuns e bêbados no meio dos arbustos são mais fáceis de achar do que os próprios arbustos. Descobri que 90% das movimentações bancárias aqui pertencem a 5% da população. Algo semelhante com outros lugares no mundo, certo?

Desigualdade, egocentrismo, falta de Amor.

E no meio disso tudo, o que realmente importa é como você encara o que vê. Faz parte da vida ou são fatores motivadores? Você olha pra um cara defecando e diz “ai que nojo” ou pensa “farei de tudo para mudar isso um dia”? Você observa o caos da cidade e pensa “esse lugar é um inferno” ou você se pergunta “qual o melhor caminho para alterar essa situação”? Perceber, todos percebem, fazer, infelizmente não é tão fácil assim. Nos construimos e reconstruimos a cada dia. Não pode parar!

E ainda mais no meio disso tudo, pequenos detalhes positivos te dão ainda mais força. São eles que valem e são eles que mantém a Mongólia espetacular acima de qualquer coisa. Fotos escrevam por mim...

Cada dia nesse país, uma visão diferente. É sol, verde, azul. (by Fabien)
Não, é amarelo, cinza e infinito.
Mentira, é branco. Como a neve!
Pose para foto.
É imponente, imenso e profundo. Tente achar o fim....
Não há fim.
Olha eu ali! (Terelj)

Com vida, com alegria, conectado com a natureza.
Pensando, agradecendo pelas minúcias de minha existência.
Homem e natureza formando algo no mínimo gracioso.
Algo bacana de observar.
Experiência única ver os últimos.
Olha a Turtle Rock ai gente!
E quem alimenta o âmago do poder destes detalhes, são as pessoas:

Surpresa boa, brasileiros! Na falsa churrascaria: Ludmila, Ieda e Paulo. Obrigado!
Todo dia quando chego do banco em casa, uma dessas gracinhas vem me abraçar
É um verdadeiro curso de como ser pai
Gustavo Bonafé Costa, 21 anos, estatura média, cabelos bons e castanhos, estudante de Administração de Empresas. Possui próprio cartão de crédito, no futuro todo o dinheiro do cartão será dele. Não cozinha e não lava roupa, mas apóia quem o faz. Corpo atlético com barriguinha de caipirinha. Sempre muito querido pelas sogras, às vezes nem tanto pela namorada. Mas isso é detalhe. É um rapaz de família. #ficaadica

Passar as tardes ao lado dos seres mais puros do mundo é espetaular
Diversão entre amigos.
Fabien. Parceiro de academia e baladas. Em breve no Brasil. Irmão!
JV, grande irmão na Mongólia. O cara para conversas filosóficas.
JV e Angela no Karaokê! Muita diversão! Juro
Show!
Tradução da minha cara: JV cantava em mongol. 
Para finalizar, um vídeo com algumas histórias: 



A vida é cheia de altos e baixos. Já ouviu isso? Então para mim ela é só de altos agora, tudo depende do ponto de vista. Dê uma olhada no vídeo abaixo e depois reflita sobre suas atitudes, caminhos e anseios. Boa semana, fiquem com Ele. 


Beijos e abraços.
Mais fotos? Facebook Orkut


Siga @gustavobonafe


11 comentários:

  1. E ai Bona!!! Sua XP abre os olhos para tudo mundo, obrigado pelas fotos, videos e reflexões, abraços. Andres

    ResponderExcluir
  2. vc ta aprecendo o Amaury Jr. apresentando... mto bom!

    ResponderExcluir
  3. Bona,

    Teu blog é uma inspiração para mim.
    Seu jeito de escrever é delicioso.
    Espero de verdade poder conversar pessoalmente com você sobre suas experiências em um futuro próximo...
    Tomando uma cerveja ou algo similar em algum canto do mundo. ;)

    Você é um cara surpreendente.
    Meu!!! Engraçadíssimo!!
    Teu jeito de ver o mundo me encanta e me motiva a manter meu blog, pois, para mim, é uma forma de reflexão e de perceber como as minhas experiências têm significados maiores.

    Vou continuar acompanhando... =)

    Um enorme abraço para você!!

    Kiki

    ResponderExcluir
  4. Mano!!!

    AUEUAHeuaHEhAeueha... Morri aqui com o vídeo, manda mais, tá ótimo!

    Cuidado com o leite de cavalo. ;D

    ResponderExcluir
  5. Bom demais, parabéns pela reflexão.

    ResponderExcluir
  6. belo post,

    muito legal

    abraços

    marcelo cordeiro

    ResponderExcluir
  7. Graaande Bona...

    só você pra me fazer rir num dia cinzento, chuvoso em que eu to gripadaaaça em Coimbra.

    Como a Kiki disse ali em cima, teu jeito de escrever é delicioso.

    Aproveite sua XP e mesmo os momentos ruins para crescer, aprender, ser uma pessoa melhor (e olha que vc já é muito bom).

    Se vier a Portugal até dia 25 de outubro, estarei por aqui,e depois...casa!

    Beijão!!


    Natalia Costa

    ResponderExcluir
  8. Bonaaa! Não consegui ver seu vídeo, mas ja valeu o post!
    Adorei!!
    Bjokas

    ResponderExcluir
  9. ooooooooootimo post, Bona!!
    inspiração *_*

    :*
    Eliza (Manaus )

    ResponderExcluir
  10. Graaande Bona,
    tenho acompanhado teu blog, a cada dia fica melhor! Tá servindo de inspiração aqui!

    Teu video virou comentários na reunião de OGX aqui! hehehe
    Aproveita!

    Abraços,

    Tammy

    ResponderExcluir
  11. Bona! Amei o post! Acabei me identificando muito.... sempre me pego pensando no caos que é a India e que isso nunca vai melhorar... mas é impressionante como a gente aprende a amar um outro tipo de belo! Muito sucesso pra voce ai querido!!! beijos

    ResponderExcluir